Trabalho Infantil: mais conhecimento, mais atitudes.
É
certo que, no Brasil, há muitas crianças que trabalham. Os índices passam de
oito milhões de crianças trabalhadoras. Quando pensamos o quão grande é esse
número, nos vêm a pensar... E as ONGs? Elas sozinhas não acabarão com o
problema.
Sendo
assim, é a sociedade que deve agir. O maior índice de trabalho infantil está na
região Nordeste. A mesma é a região mais pobre do país. A população nordestina
é, também, a com maiores índices de analfabetismo. Isso resulta na falta de
ações. Quanto mais conhecimento, mais atitudes.
Todavia,
isso acontece no país inteiro. E, não só nas zonas rurais brasileiras. Quarenta
e seis por cento das crianças e adolescentes trabalham com atividades
domésticas. Há também aquelas que ficam nas ruas vendendo doces, panos ou
jornais. Precisam trabalhar porque são obrigadas.
Certamente,
a sociedade deve intervir. Mas como? Promovendo campanhas de fiscalização junto à órgãos municipais. Podem também, melhorar o sustento da família. Além de,
aumentar as vagas de emprego, assim os pais trabalham e os filhos estudam. É
certo que, quanto mais iniciativas, mais os índices diminuirão.